top of page
IMG_9177.JPG

SIBRAFF SEGUNDA EDIÇÃO

11 e 12 de Novembro de 2022

PALESTRANTES

IMG_9212_edited.jpg
Rodrigo Perdigão_edited.jpg

Rodrigo Perdigão

Rodrigo Perdigão é Treinador Principal das categorias de base e Diretor de Desenvolvimento Tático e Técnico de Futsal do Minas Tênis Clube, com 26 anos de experiência, incluindo 15 no time profissional. Atua como consultor de futsal em projetos no Brasil, EUA, Austrália e Canadá. Mestre em Ciências do Esporte (UFMG, previsto para 2024), pesquisa a carreira de treinadores brasileiros no futsal. Além disso, é Coordenador e Professor nos cursos de Licenças de Futsal da CBF Academy.

Joao-Claudio-Machado.png

João Cláudio Machado

Professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Carlos Rogério.jpeg

Carlos Rogério Thiengo

Carlos Rogério Thiengo é doutor em Educação Física pela UNICAMP (2019), mestre em Ciências da Motricidade (2011) e licenciado em Educação Física pela UNESP (2006). Criador e diretor da Ginga Futebol, desenvolveu propostas para o ensino e treinamento do futebol. Atuou como instrutor e coordenador auxiliar nos cursos da CBF Academy (2015-2022) e foi analista de desempenho da Seleção Brasileira Feminina Sub-20 (2017-2018, 2022) e do São Paulo Futebol Clube (2010-2013). Autor do Glossário do Futebol Brasileiro (CBF Academy, 2020), também contribuiu como autor e editor nos manuais da CONMEBOL (2020-2021).

rodrigo aquino_edited.jpg

Rodrigo Aquino

Rodrigo Aquino é doutor (2019) e mestre (2015) em Ciências pela USP, com experiência como fisiologista e preparador físico no futebol profissional desde 2015. Atualmente, é Professor Adjunto da UFES, docente do PPGEF/UFES e líder do GECIF/UFES. Coordena o Programa Academia e Futebol e projetos técnico-científicos com clubes. Está entre os 10 cientistas do esporte mais produtivos da América Latina no tema futebol.

Fabiano-Fonseca.png

Fabiano Fonseca

Fabiano Fonseca é doutor e mestre em Ciências do Esporte pela UFMG, com graduação em Educação Física (UNI-BH) e especialização em Ciências do Esporte e Treinamento Esportivo. É Professor Adjunto da UFRPE, pesquisando performance neuromuscular, treinamento e monitoramento da carga. Lidera o GPEFCE e integra os grupos GEPEXDES e GPAE.

fabio-matias-red-bull-bragantino-sub-23_edited.jpg

Fábio Henrique Matias

Fábio Matias iniciou sua carreira como treinador em 2000 e acumulou experiência nas categorias de base de clubes como Guarani, Desportivo Brasil, Grêmio e Internacional, onde conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. Passou pelo Flamengo Sub-20 antes de ingressar no Red Bull Bragantino em 2022. Em 2024, foi assistente técnico do Botafogo e assumiu como interino por dez jogos. Posteriormente, comandou o Coritiba e, em outubro, assumiu o Juventude.

caco.avif

Caco Espinoza

Graduado em Educação Física nas Faculdades de Ciências da Saúde IPA-IMEC, teve passagens por Boa Vista Sport Club, Sub-20 do Corinthians Paulista, Atlético Metropolitano, Pelotas, Palmas, Tricordiano, Rio Branco, Sub-20 do Athletico Paranaense e Botafogo de Ribeirão Preto.

cetolin.jpg

Tiago Cetolin

Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente é aluno de Doutorado em bioquímica na mesma instituição. Atuou como Fisiologista no Figueirense, Paraná Clube, América de Natal e Caxias.

Gibson-Praca.png

Bruno Baroni

Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Esportes da mesma instituição.

pedro-mohr-fisiologista-do-avai_edited.jpg

Pedro Mohr

Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho, atualmente é fisiologista do Avai Futebol Clube e Mestrando em Biodinâmica do Desempenho Humano na Universidade Federal de Santa Catarina.

jose_edited.jpg

José Mário Campeiz

Mestre pela Universidade Estadual de Campinas, com passagens como Preparador Físico no São Paulo, Figueirense, Júbilo Iwata (JAP), Cruzeiro, Santos, Athletico Paranaense, Sport Clube do Recife e Bahia.

Marquinhos Xavier_edited.jpg

Marquinhos Xavier

Marquinhos Xavier iniciou sua carreira de treinador em 2005 e se destacou no Copagril (2009-2014) e no Carlos Barbosa (2014-2019), onde conquistou dez títulos, incluindo a Liga Nacional de Futsal (2015) e três Libertadores (2017, 2018, 2019). Desde 2017, é técnico da Seleção Brasileira de Futsal, vencendo o Grand Prix (2018) e a Liga Sul-Americana (2017, 2018), além de comandar o Brasil na Copa do Mundo de 2021 (3º lugar) e 2024, aonde foi campeão. Indicado quatro vezes ao prêmio de Melhor Treinador do Mundo, também é escritor e palestrante na área do futsal.

leandro.jpg

Leandro Floriano

Mestrado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina na área de Cineantropometria e Desempenho Humano. Realizou estágio no Gabinete de Futebol da Universidade do Porto, Portugal, supervisionado pelo Professor Dr. Julio Manuel Garganta da Silva. Atuou como preparador físico de futebol (Avaí Futebol Clube / SC) e como treinador de futebol (categorias de base) no Sport Club Corinthians Paulista (SP) e Figueirense Futebol Clube (SC). Atuou como Coordenador de Modelo de Jogo e Metodologia de Treinamento no Club Athletico Paranaense. Atuou também como professor colaborador na UFSC, UDESC e UNIVALI.

Baixe o anais

IMG_8544.JPG
bottom of page