top of page
Treino de futebol

Jogos Desportivos Coletivos: Investigação e prática pedagógica

Por Valmor Ramos, Michel Angillo Saad & Michel Milistetd

Seu conteúdo volta-se para temáticas importantes da Educação Física com possibilidades concretas de influírem sobre vários aspectos do cotidiano escolar. Na realidade da vida cotidiana, no dia a dia da educação básica ou universitária, que se concretizam e se interagem categorias como: particular e genérico; unicidade e irrepetibilidade; consciência do eu e consciência do nós; convivência da ética e da estética da ciência e da arte, da busca do verdadeiro, da imitação, do pragmatismo e dos juízos provisórios, conforme se tem em Agnes Heller, no 'perene' "O cotidiano e a história" (Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989).

Parte I

Essa seção apresenta uma análise detalhada dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC), destacando sua importância em diferentes contextos (formação, rendimento e lazer). O capítulo enfatiza a lógica interna dos JDC, que exige o domínio de aspectos como cooperação/oposição e responsabilidades individuais e coletivas. Além disso, aborda a necessidade de um referencial teórico para entender as estruturas dos jogos e melhorar a intervenção no ensino e na prática​.

Parte III

Essa parte trata da formação de jogadores de futebol, focando no ensino e na avaliação do comportamento tático. O texto explora como os princípios táticos são fundamentais para a organização do jogo e para o desenvolvimento dos atletas. Também apresenta discussões sobre o ensino do futebol na educação física escolar, considerando diferentes metodologias e sua aplicação para a formação dos jogadores​.

Parte IV

Esta seção explora diferentes metodologias de ensino e formação de jogadores de futsal. O primeiro capítulo aborda o impacto das metodologias no processo de formação dos atletas, analisando como diferentes abordagens pedagógicas influenciam o desenvolvimento técnico e tático dos jogadores. O segundo capítulo apresenta um modelo contextualizado de ensino do futsal, destacando a importância de adaptar o ensino às realidades e necessidades dos jogadores. O texto enfatiza que um treinamento eficaz deve equilibrar aspectos técnicos, táticos e cognitivos para otimizar o aprendizado e a performance​.

Principais Capítulos

Opiniões dos especialistas

Michel-Milistetd.jpg
 “A evolução do futebol no século XXI tem se apoia do em uma consistente produção de conhecimento ao redor do mundo, que, de maneira cada vez mais aplicada, tem se tornado suporte fundamental para o trabalho de treinadores esportivos e de suas comissões técnicas. Equalizada a esse propósito, esta obra traz uma série de capítulos que se tornarão indispensáveis nas temáticas de formação esportiva, dimensões técnico-táticas e metodológicas voltadas à organização ofensiva no futebol” 
 
(Michel Milistetd – pesquisador)
Nívia de Lima técnica sub-15 Chapecoense.jfif
“Os estudos multidisciplinares e os meios tecnológicos têm contribuído para a evolução do futebol. Essa obra com certeza irá embasar muitos profissionais, para que mantenham o DNA ofensivo do nosso futebol de forma organizada. Deste modo, poderemos potencializar muito mais o talento do jogador brasileiro através da tática individual e coletiva”
 
(Nívia de Lima – treinadora)
20379057.jpg
 “O futebol mudou muito desde 2004, quando passei a trabalhar diretamente com ele. É preciso estar atento às mudanças e buscar conhecimento sempre. Uma obra como esta enriquece ainda mais o debate e as profissões, seja de analista de futebol ou daquele que está na outra ponta, fazendo o futebol acontecer”
 
(Rodrigo Faraco – jornalista)
crianças correndo

BAIXE AGORA

bottom of page